Acesse nosso

facebook

"Relembrar, honrando as tradições do Rio Grande do Sul."
Notícia
Declamadoras do CTG Felipe Portinho participam do Projeto Flores de Maçanilha
11/08/2020

As prendas do CTG Felipe Portinho, Isabelle Martins Villela, de 06 anos e Rani Molinari, de 17 anos, estão participando do Concurso Literário de Poemas Inéditos e de Declamação "Piloto Virtual", um evento promovido pelo Projeto Flores de Maçanilha. A poesia: "Esse tal Bicho Papão", da prenda Rani Molinari, é interpretada por Isabelle. Para participar da escolha, acesse o link https://bit.ly/2XDRsng e curta o vídeo. Se possível compartilhe e inscreva-se no canal.

O Projeto Flores de Maçanilha tem como objetivo estimular a sensibilidade poética de crianças e jovens de até 17 anos, através da escrita de poemas regionais gaúchos. Ele oportuniza o exercício da expressão dos sentimentos desse universo interior, que, se revelado, contribui para a integridade física, moral e emocional deste público infanto-juvenil.

As oficinas envolvem desde a motivação à criação literária, até a apresentação (Declamação) a partir da interpretação individual, da expressão facial, corporal, postura cênica, impostação de voz e escolha do repertório. As apresentações alternam momentos de extrema concentração com outros de euforia e descontração, em que o público (crianças e jovens) participa, aprende e se diverte, passeando pelas obras de autores gaúchos, consagrados, tais como Apparício Silva Rillo, Antônio Augusto Ferreira, Jayme Caetano Braun, entre outros.

O resultado dos três poemas premiados em cada categoria será divulgado no dia 23 de Agosto de 2020. Rani Molinari Presser participa do Concurso Literário de Poemas Inéditos pela categoria juvenil, onde foram selecionados 10 poemas. A premiação dessa categoria contemplará os 03 melhores poemas de cada Categoria (Mirim e Juvenil), com troféus aos 03 primeiros colocados e medalhas de participação aos demais finalistas.

Já Isabelle Martins Villela concorre pela categoria Pré-Mirim, nesse momento ao "Vídeo Mais Popular", que receberá Troféu específico. Além disso, a premiação do Concurso de Declamação contemplará os 03 primeiros colocados de cada categoria (Pré-Mirim e Mirim) com troféus e os demais concorrentes receberão medalhas de participação. Todos os participantes receberão um exemplar do livreto do Projeto Flores de Maçanilha, que conterá os poemas participantes do Concurso Literário de Poemas Inéditos.

 

Sobre o Projeto

O projeto nasceu a partir do poema Flores de Maçanilha, da autoria de Joseti Gomes, com temática sobre a Pedofilia. O Poema foi apresentado no palco de um Festival de Poesias na cidade de Esteio/RS, onde recebeu a premiação de "Poesia mais Popular" devido a grande repercussão junto aos pais e educadores que se sensibilizaram diante da fragilidade e perigo a que nossos filhos estão expostos. A poesia tem papel importante quando oportuniza a expressão dos sentimentos e dá voz a quem tem medo de falar sobre uma realidade, muitas vezes, doméstica. Essa inquietação, pós palco, aliada à necessidade de trabalhar-se a Poesia na linguagem regional gaúcha, oportunizou a criação de um projeto exclusivamente para o público infanto-juvenil.

 

 


Galeria de fotos

voltar topo